A internet está te deixando burro?
Por Dorothea Cecconi
Esta foi a reportagem de capa do mês de agosto da Revista Galileu. Nós já sabíamos que a internet e toda tecnologia da nova era digital estava deixando as pessoas mais afastadas e superficiais em seus relacionamentos, mas o que ninguém imaginava é que a internet está deixando os seus usuários mais burros.
Segundo os pesquisadores da área "a internet está nos deixando mais rasos e com menor capacidade de pensamento crítico" diz Nicholas Carr. De acordo com as pesquisas, as pessoas têm maior dificuldade em manter o foco e as suas interrupções constantes de mensagens novas piscando podem causar ansiedade e estresse, fatores que, de acordo com especialistas, também atrapalham o processo de cognição, ou seja, de conhecimento.
Existem usuários que passam mais de 12 horas por dia na internet. Usuários que acompanham mais de 10 abas ao mesmo tempo em seu navegador, e que em todo o momento estão pensando qual será a próxima mensagem que irão twittar. Usuários que acham que é mais fácil pegar o iPod Touch e escrever 140 caracteres do que ler quatro páginas de um livro. Muitos não conseguem fazer apenas uma única coisa na internet e muito menos ler com calma uma simples reportagem.
É fato que quando passamos muito tempo na internet, não nos lembramos de muita coisa do que acabamos de pesquisar, com quem conversamos ou o que fizemos. Estudos recentes mostram também indícios de que pessoas excessivamente atarefadas na internet podem levar uma desatenção para atividades offline também.
Não há dúvidas de que a internet trouxe muitas vantagens para a nossa vida, como por exemplo, a comodidade, a rapidez, a comunicação com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Porém, o que estamos vendo é que também existem desvantagens, e desvantagens segundo estudos sérias, como estar deixando os usuários mais desatentos, viciados e atrapalhando o nosso processo de cognição e aprendizagem. Será que não está na hora de realmente colocarmos na balança quais são os benefícios e os malefícios da internet e mudar os nossos hábitos? Sugiro então a você passar menos tempo na internet, estar com sua família e amigos, ler um bom livro e até mesmo dar uma volta no parque.
PENSE NISSO!
Puxa vida.. eu tenho que aprender a ficar menos tempo na net!!
ResponderExcluirValeu pela dica.
É verdade Dorô, muitas vezes a net é uma fuga da realidade.E ainda diminuimos a cogniçao. Bom, espero que agora mude um pouco. E que haja o equilibrio entre o tempo para cada coisa!
ResponderExcluirÉ verdade, nós que vivemos nesse mundo de tecnologia temos que tomar muito cuidado para não ser levados e nos perdermos no mundo da rede
ResponderExcluirA internet é uma boa como ferramenta, mas quando passa roubar seu tempo com a família e amigos é um problema.
ResponderExcluirGostei muito do texto Dorô!Apesar de termos uma gama de informações na net,um bom livro ainda é a melhor fonte de pesquisa.
ResponderExcluir