quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Políticos e Apolíticos, você sabe o que é isso? 
Por Rebeca Marinho

Ser político é algo inerente a condição do ser humano. Política significava originalmente, o conhecimento, a participação, a defesa e a gestão dos negócios da polis (cidade-estado na Grécia). A vida social no seu todo é uma vida política.  Todo homem é cidadão de um estado, sujeito a deveres e direitos. Ele é sócio, do nascimento até a morte, de um organismo político.


O apolítico é um personagem de ficção. Esse termo pode ser traduzido como apartidário, não-engajado, alienado. Ser apolítico não é deixar de tomar posição. Ser apolítico já é uma posição em si – uma opção para fora, pelo não ser, pela omissão. 


O voto por omissão é tão responsável, tão culpado, quanto o voto consciente. O ser apolítico é um escapismo, uma fuga com uma roupagem pseudo-inteligente. 
O apolítico não tem como deixar de ser político, só que o é pessimamente. 
(Extraído do livro Cristianismo e Política, Robinson Cavalcante. Ed. Ultimato)

 E você? Onde se encaixa nesses conceitos? 
Muitos acreditam que política só acontece de dois em dois anos e já acham até demais. Esquecendo-se que todo dia política acontece, e não é a política eleitoral, que às vezes se transforma em politicagem (forma eticamente corrompida), mas que ainda assim é necessária para a vida em sociedade. 


Sabe o que é político? É ser formador de opinião, engajado nas questões publicas e sociais, exigir seus direitos cumprindo seus deveres de cidadão. Política é também sugerir, fiscalizar e conscientizar contribuindo assim para o desenvolvimento do SEU PAÍS.


A política eleitoral passará, porém, a vida continua andando, e só existem duas escolhas: enxergar a sociedade e ser agente de transformação, ou apenas viver reclamando, sendo MAIS UM em um Brasil que se depender de apolíticos só tende a piorar. 


Caso queira ser político influenciando a sociedade, exerça o mínimo de cidadania observando as propostas dos candidatos e votando no dia 03 de outubro. Esse pode ser o inicio do seu estilo de vida político.


Links 
www.minhamarina.org.br
www.dilma13.com.br
www.serra45.com.br


Ps: Não esqueça de observar as propostas dos governadores, senadores e deputados.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post Rebeca!! Temos mesmo que exercer o nosso direito de escolher o futuro do nosso país. Deixar de lado o medo e a indignação por políticos que envergonham nossa nação. Vote e fiscalize, escolha o perfil do candidato que mais se adequar a seus conceitos e ideais. Ou então deixamos que outros escolham aqueles políticos corruptos que compram votos e fazem leis para seus próprios interesses. É nosso dever ser cidadão político e defender nossa nação contra maus governantes.
    E, sobre tudo... Orar por nossos governantes:

    “Exorto, pois antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e acções de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda piedade e honestidade”. (1 Timóteo 2. 1-2)

    Um grande abraço irmã. Ótimos post!! Que Deus continue te abençoando!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Rebeca, querendo ou não todos têm uma posição política, muitos só não gostam de assumir e conviver com ela.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Um texto bem elaborado e bem critico. importantiissimo para a politica do Brasil

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa reflexão.
    espero que nossa visão possa ser transformada.

    ResponderExcluir

Fique a vontade. A casa é sua!